Unhas fracas e quebradiças, é sinal de alimentação inadequada !


Pequenos sinais nas unhas podem indicar que há de algo errado em sua alimentação! Se você já chegou ao ponto de disfarçar as imperfeições com esmaltes escuros, temer qualquer batida ou excessos de água, e não viver mais sem unhas postiças, cuidado sua saúde pode estar em perigo !


Manchas brancas: insinua um quadro de carência de selênio e zinco, eles podem ser encontrados em gérmen de trigo, tomate, tomilho, peixes, castanhas. A falta de zinco comumente é associada a alterações no paladar.
Manchas vermelhas: remete ao excesso de selênio, que pode causar dermatites, fadiga muscular, quadro pulmonar e lesão no sistema nervoso central, 3 castanhas diárias suprem a quantidade necessária para um adulto.
Unhas estriadas: remete ao resultado de uma dieta com baixo teor de Vitamina A, essencial na queratinização da unha, e formação de tecidos. Essa vitamina é facilmente encontrada em alimentos amarelos e alaranjados.
Unhas quebradiças: quando esta é associada à queda anormal de cabelo, cansaço e fadiga pode indicar quadro de anemia, levado pela deficiência de ferro. Facilmente controlado com ingestão de carnes, alimentos verdes escuros, e alimentos contendo vitamina C, pois ela ajuda na melhor absorção do ferro.
Fungos: os fungos podem ser causados pelo excesso de água e até transmissão por contato, sugere baixa imunidade do indivíduo.
Cor amarelada e marrom: geralmente muito associado ao excesso de esmalte, e a agentes endurecedores das unhas. Quando amarela alaranjada intensa, associada a mesma coloração na palmas das mãos e olhos, pode indicar excesso de alimentos alaranjados, icterícia ou diabetes tipo II. Fumantes e pessoas que fazem uso de antibióticos também pode apresentar o quadro.
Unhas brancas ou pálidas: indicativo de anemia, cirrose hepática, síndrome da má absorção, pelagra, hanseníase, vitiligo e até AIDS.

Para qualquer conclusão é necessário, diagnóstico preciso, acompanhado da evolução dos quadros, sinais e sintomas associados e forma de surgimento, não se auto mediquem, tão pouco se diagnostiquem! Procurem especialistas! 
No mais, ter uma alimentação equilibrada, ajuda a manter as unhas fortes e saudáveis. 
Uma dica simples e fácil de ser seguida, é variar na coloração dos alimentos na hora de compor o prato. Quanto mais colorido, maior é a possibilidade de ingerir vitamina e minerais diferentes, que irão prevenir e solucionar diversas doenças !


Vaneska Câmara Marques  
Nutricionista Clinica
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário